DVD REVIEW: As 7 Faces do Dr. Lao (1964) – Classicline

 

Ao contrário de muitos de vocês que estarão lendo essa postagem, 2017 foi o ano em que assisti AS SETE FACES DO DR. LAO pela 1a. vez na vida. Esse belíssimo exemplar do mais puro cinema fantástico que funciona para as crianças e, mais ainda, para os adultos foi dirigido por George Pal (de A MÁQUINA DO TEMPO). A produção conta com o ator Tony Randall em um inspirado momento de sua carreira interpretando não apenas um, mas sete papéis diferentes. Randall interpreta o Dr. Lao e 6 das atrações do seu circo mágico que mudará a vida de cada um dos habitantes de uma pequena cidade. Randall é visto como O Abominável Homem das Neves, o Mago Merlin, o profeta Apolônio de Tiana, Pã, a Serpente Gigante e… a Medusa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O numeroso elenco dos habitantes da cidade de Abalone é composto por John Ericson e Barbara Eden (1 ano antes de ser a Jeannie), o casal que todo mundo sabe que irá se unir e uma linda seleção de eternos coadjuvantes do cinema dos anos 50 e 60 como Arthur O’Connell – que também aparece como uma das 7 faces do Dr. Lao em um dos momentos mais lembrados da produção -, Noah Beery Jr., Royal Dano, John Doucette, Eddie Little Sky, Minerva Urecal, John Qualen, Frank Cady e Chubby Johnson. Alguns desses rostos são conhecidos de vários e vários westerns e a escalação deles faz total sentido porque a cidade de Abalone e seus personagens, cenários, figurinos e até mesmo alguns temas abordados aqui são típicos de uma obra do gênero. Se eu tivesse assistido a essa preciosidade quando criança, certamente eu seria ainda mais fascinado por um bom e velho filme de bangue bangue.

O roteiro do longa foi baseado no livro O CIRCO DO DR. LAO de Charles G. Finney e é notório o quanto essa produção de tom mais adocicado contrasta do pessimismo da obra original. Esse trabalho ficou a cargo do escritor Charles Beaumont, que também teve uma carreira bem sucedida como roteirista para a TV e o cinema, onde fez parceria com Roger Corman roteirizando O INTRUSO, OBSESSÃO MACABRA e O CASTELO ASSOMBRADO. Beaumont já tinha trabalhado anteriormente com George Pal em uma de suas produções, O MUNDO MARAVILHOSO DOS IRMÃOS GRIMM.

Curioso saber que um filme visto com tanto carinho e afeto por diferentes gerações não seja tão conhecido e celebrado atualmente. Motivos inexistem e espero que essa resenha ajude um pouco na propagação do amor a essa obra. Filmes incríveis como AS SETE FACES DO DR. LAO não são vistos todo dia.

O filme ficou inédito em DVD no Brasil por muito tempo até a chegada desta edição lançada pela Classicline. O disco oferece o longa de 1964 em widescreen com legendas em português e espanhol, áudio original e a ‘dublagem clássica’ remasterizada para a garotada e o espectador saudosista que existe em muitos de nós. De extras, o trailer de cinema, daqueles feitos antes da invenção do termo Spoiler e que mostram até o final do filme. Como vocês podem ver nas capturas que ilustram a resenha, a cópia está excelente.

Fiquem com mais imagens extraídas do DVD na galeria abaixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 comentários sobre “DVD REVIEW: As 7 Faces do Dr. Lao (1964) – Classicline

  1. Boa noite. Caro amigo, já que o citou, você poderia, por favor, escrever sobre A Máquina do tempo (1960), uma ficção científica admirável. Muito obrigado pela atenção e um forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s