AMERICAN POLTERGEIST: POSSUÍDOS (Encounter, 2016)

Por Ronald Perrone

ap-possuidos1
Recém-casados, Ted e Lauren alugam um quarto numa antiga casa em uma fazenda isolada, que pertence ao velho Jim. Ted está terminando sua graduação e seu projeto final é uma tese sobre orbs, um fenômeno visual que aparece em retratos e vídeos, mas que muitos acreditam se tratar de espíritos. O casal espalha várias câmeras no local, que há indícios do fenômeno, para tentar captar e estudar tais ocorrências, mas não demora muito para que ruídos e acontecimentos estranhos comecem a perturbar os novos moradores colocando a vida de todos em risco.

ap-possuidos2
Escrito, dirigido, editado e produzido por Susannah O’Brien , AMERICAN POLTERGEIST: POSSUÍDOS foi vendido como um exemplar do cinema ‘found footage’, aquele que é todo filmado através de câmeras amadoras, com suas imagens capturadas pelos próprios personagens. E é exatamente isso que acontece nos primeiros minutos mas a ideia é logo descartada à medida em que a trama avança.

Trata-se de um pequeno e independente horror movie que bebe de alguns sucessos mais abastados para tentar criar algo singular. Uma mistura de ATIVIDADE PARANORMAL com SINAIS, o filme talvez não consiga alcançar o resultado que busca. O orçamento é muito curto, o roteiro é risível e os diálogos são pobres. Mas o espectador mais acostumado com um terrozinho barato e sem grandes pretensões vai aproveitar alguns momentos mais atmosféricos de tensão, alguns sustos bem colocados e um final revelador.

ap-possuidos3

Vale destacar também as atuações do trio principal, Justin Arnold (Ted, a cara do Dolph Lundgren mais novo), Andrea Nelson (Lauren) e Don Scribner (Jim, que já apareceu em mais 60 produções do cinema independente de gênero, incluindo obras de Fred Olen Ray e Jim Wynorski).

O filme termina com entrevistas aparentemente reais sobre os eventos que acabamos de assistir, mas que claramente não passam de atores numa tentativa de dar uma veracidade à obra. Tudo não passa de uma deliciosa enganação, o que acrescenta a um charme a mais.

ap-possuidos-flashstar
AMERICAN POLTERGEIST: POSSUÍDOS foi lançado no Brasil pela A2 Filmes, através do selo Flashstar, que está disponível em DVD para aluguel ou compra, assim como em serviços ‘on demand’ como o Looke e o NOW. O longa é recomendado para quem curte filmes de assombração com uma pitada de sci-fi.

Anúncios

2 comentários sobre “AMERICAN POLTERGEIST: POSSUÍDOS (Encounter, 2016)

  1. Pingback: AMERICAN POLTERGEIST: POSSUÍDOS (Encounter, 2016) | DEMENTIA¹³

  2. Pingback: Lançamentos de Setembro da A2 Filmes! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s