O renascimento de um ‘Shot on Video’: “Sinistre” (1996/2017), de Ronnie Sortor

Conheci o trabalho de Ronnie Sortor durante uma fase em que eu assisti a uma quantidade absurda de pequenos filmes independentes de gênero vindos dos EUA. E quando falo ‘pequenos filmes independentes’, eu não me refiro a títulos que foram produzidos e distribuídos por uma Full Moon, Lions Gate, The Asylum, Troma etc. Estou falando de longas metragens com orçamentos baixíssimos e equipes diminutas que possuem uma alegria, ambição, garra e paixão não observadas em vários filmes considerados “Bons’ e ‘Excelentes’ pelos padrões do bom gosto da alta cultura cinéfila. Uma grande parte deles são ‘SOV’ (shot on video), ou seja, gravados com câmeras VHS, S-VHS ou HI-8. A crueza estética presente nessas obras é tamanha que 99% dos críticos que fazem cobertura em Cannes devem correr desses filmes como o diabo foge da cruz. São produções que não tem o menor receio e vergonha de parecerem sujas.

SINISTRE (1996) e RAVAGE (1997) foram os dois únicos longas SOV’s de Sortor como diretor. Aproveitei uma baixa extrema do dólar anos atrás para adquirir alguns DVDs no site da distribuidora Sub Rosa em uma promoção irresistível e foi assim que assisti RAVAGE. Não é exagero dizer que fiquei, literalmente, de queixo caído com o talento do diretor nas cenas de ação e tiroteios desse filme de vingança, nunca economizando no quesito brutalidade.

O próprio Ronnie Sortor, através de sua produtora Borderline Cinema, está lançando uma versão definitiva e limitada de SINISTRE em DVD. Esse é um projeto pessoal que teve início em 2015 mas que só pôde ser concluído agora em 2017. Durante esse tempo, Sortor também trabalhou na montagem e no som dos filmes FLOWERS e LUNG II de Phil Stevens, ambos bem recebidos em festivais e pelo público underground. SINISTRE foi inteiramente restaurado, remasterizado e reeditado com algumas novas filmagens e efeitos e uma nova trilha sonora de Mark Kueffner. Dá para se ter uma idéia do trabalhão que foi lendo essa postagem no blog do diretor. Já estou com essa nova edição em mãos e em breve, vocês lerão mais a respeito deste filme no Vá e Veja.

SINISTRE – DIRECTOR’S FINAL CUT pode ser adquirido diretamente aqui.

Trailers de SINISTRE (versão definitiva) e RAVAGE:

Anúncios

2 comentários sobre “O renascimento de um ‘Shot on Video’: “Sinistre” (1996/2017), de Ronnie Sortor

    • Sim, sim, alguma coisa. Assisti mais do que escrevi a respeito no blog. Cheguei a tentar um mestrado na UFPE com um trabalho onde essas produções teriam total relevância, passei na seleção e tudo mas, infelizmente, as coisas não deram certo até o final… acontece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s