DVD REVIEW: Digipack “II Guerra Mundial – Os Arquivos Perdidos” (World War II Lost Films, 2009)

Lançamento especial da Classicline neste mês de maio, II GUERRA MUNDIAL – OS ARQUIVOS PERDIDOS é uma série documental do History Channel com 10 episódios de 45 minutos cada. A principal atração do programa são as imagens coloridas da 2a. Guerra Mundial que os realizadores conseguiram com anos de pesquisa. Cada episódio apresenta várias dessas imagens gravadas por bravos cinegrafistas. Muitos deles, literalmente, arriscando as suas vidas para registrar tudo o que podiam enquanto tivessem rolos de filme ao seu dispor.

Narrada pelo ator Gary Sinise, a série conta a história da 2a. Guerra Mundial sob a ótica de 12 pessoas que participaram ativamente do confronto. Um bom número delas chegou a ser entrevistado para o programa que dá voz, inclusive, a quem faleceu durante as batalhas travadas internacionalmente. Isso foi possível devido a um extenso trabalho de pesquisa e a uma escalação de um elenco de vozes, com gente como Rob Lowe, LL Cool J, Steve Zahn, Amy Smart, Ron Livingston, Jason Ritter e Josh Lucas interpretando esses veteranos quando o documentário faz uso das imagens de arquivo.

II GUERRA MUNDIAL – OS ARQUIVOS PERDIDOS foi originalmente exibida em cinco dias consecutivos com 2 episódios por dia. Essa é uma boa maneira de se assistir aos aproximados 440 minutos do programa sem sentir uma certa fadiga, já que todos os episódios apresentam basicamente a mesma estrutura narrativa. A extensa maioria das imagens de arquivo que o espectador verá nesse programa são a cores, inclusive colorizadas por computador. Existem imagens em P&B mas o uso delas é mínimo em comparação com as outras, o que faz esse programa se destacar dentre os demais documentários sobre a 2a. Guerra Mundial.

A Classicline oferece a série completa em três DVDs contendo três episódios no DVD 1, três no DVD 2 e os 4 últimos no DVD 3, com idioma original em Inglês e dublagem em Português europeu e legendas em Português. Todos os discos são de dupla camada e a qualidade de som e imagem é indiscutível. Não foram observadas falhas ou o excesso de artefatos de compressão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O digipack está lindo e tê-lo em mãos é de um prazer sem tamanho para qualquer colecionador e aficionado pela história da 2a. Guerra Mundial. Porém, o trabalho de autoração dos discos poderia ter sido tão cuidadoso quanto o da parte visual do produto. É chato ver que a mesma imagem foi utilizada para os menus dos 3 DVD’s e que não existe qualquer outra diferença neles, a não ser os títulos dos episódios. O cursor ‘Filme’ deveria ser substituído por um simples ‘Iniciar’ já que não se trata de ‘Filme’ e sim de uma série de documentários. As legendas também ficaram a dever, quase sempre apresentando alguns erros visíveis de digitação e falhas comuns de tradução que poderiam ser corrigidas com uma revisão. Esperamos que isso seja melhorado nos próximos digipacks de documentários da distribuidora.

II GUERRA MUNDIAL – OS ARQUIVOS PERDIDOS é recomendável a todos os curiosos e interessados em saber cada vez mais sobre esse capítulo da história mundial que sempre será revisitado pelo cinema e pela TV, seja em documentários ou em longas de ficção. Trata-se de um ótima série documental do History Channel que agora tem lugar garantido na prateleira dos colecionadores. Tomara que o êxito nas vendas permita que as ‘sequências’ “WWII in HD: The Air War” e “Vietnam in HD” também venham a ser lançadas pela Classicline.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s